segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Projeto Cidadania em Trânsito

Educar para um trânsito mais humano e seguro, com foco no comportamento diferenciado das pessoas, é o maior objetivo deste Programa desenvolvido pela Vianello Comunicação, em parceria com a ONG Anamob, Agência Nacional em Mobilidade, que trabalha na área de educação para o trânsito, mobilidade e acessibilidade, sediada em Curitiba.

Este Programa pretende atender alunos da Educação Infantil (pré-escola) ao Ensino Superior, por meio de material didático que trata o trânsito de maneira transversal, nos conteúdos curriculares.
 Joinville é a primeira cidade onde o Projeto foi implantado, por meio de uma parceria entre a Gidion Transporte e Turismo S/A e a Anamob. Há muito tempo a Gidion, que presta serviços de transporte público à cidade de Joinville, tinha o ideal de promover educação para o trânsito para as crianças. Por meio da parceria com o Projeto Cidadania em Trânsito, foi possível customizar um Programa que estivesse alinhado aos ideais da Gidion e às necessidades de Joinville.

Neste Programa, são atendidos alunos do 4º ano das escolas de Ensino Fundamental de Joinville, em Santa Catarina. Para 2013, que pretende ampliar o atendimento também aos alunos do 5º ano.

A meta para 2012 é atender aproximadamente 5 mil alunos da rede de ensino de Joinville. Quer alcançar, em 10 anos, toda a população de Joinville considerando que as crianças são multiplicadoras de boas ideia, informação e comportamento, mas é preciso educá-las ensinando como agir com cidadania e segurança no trânsito.

A consultoria técnica-pedagógica para a elaboração do projeto e implementação foi dada por mim, Êrica Nickel, devido à experiência há 15 anos com educação para o trânsito. Uma experiência maravilhosa!

A Gidion Turismo e Transporte S/A investiu em seu próprio espaço físico para receber as crianças para aulas educativas de trânsito e cidadania. Preparou uma sala de aula toda equipada para as aulas com as crianças.

No pátio da empresa, construiu um Deck educativo, espaço acessível para aulas sobre as boas práticas da Gidion de preservação do meio ambiente. Também criou um Circuito Prático de Trânsito, com ruas, calçadas, sinalização para a prática do comportamento seguro e regras de circulação para o pedestre.

Foi preparado um ônibus exclusivo para o programa, com cinto de segurança e acessibilidade, que busca os alunos e os leva de volta para a escola.

Foi criado, por meio da Vianello Comunicação, um material didático com cartilha e brindes educativos, que é entregue a cada criança no final da aula.

Todo o espaço foi pensado e construído para ter acessibilidade, o que facilita a participação de crianças com deficiência, muitas delas inclusive já participaram do programa este ano.

A aprendizagem das crianças é avaliada ao final da aula e o programa como um todo é acompanhado e avaliado por meio da minha consultoria.

Neste processo, tornaram-se parceiros a Secretaria de Educação de Joinville e a Conurb, que, especialmente, disponibilizou os agentes de trânsito, educadores empenhados e comprometidos com um trânsito mais humano e seguro. Atualmente é a Escola Pública de Trânsito do IITRAN, atual autarquia de trânsito de Joinville, quem assumiu esta parceria.

Esperamos que os resultados possam contribuir para a diminuição de acidentes de trânsito em Joinville a curto, médio e longo prazo. Muito mais do que isto, queremos formar cidadãos que usem o transporte público com cidadania e saibam transitar com segurança, seja como pedestres, ciclistas, ou futuro condutores.

Aguardo seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário