quarta-feira, 23 de maio de 2012

Professores, tecnologias e educação infantil


Neste último sábado, 19 de maio, estive em São Paulo para dar uma palestra para 200 professores de educação infantil da rede privada de ensino, sobre os desafios para desenvolver o talento docente no atual cenário educacional.
Levei alguns conceitos de Donald Schön sobre o profissional prático-reflexivo e possibilidades de como melhorar a prática docente no dia a dia, apesar da correria, apesar das tantas responsabilidades que o professor tem com as crianças.
Algumas perguntas nortearam a reflexão nos grupos, chamados Rodas de Conversa, dentre elas:
Como posso ir além do conhecimento que já tenho e praticar novas possibilidades de estratégias com vistas ao autodesenvolvimento do aluno?
Os grupos buscaram construir na sua "Arvore de competências" (base na Taxonomia de Benjamim Bloom) colocando as estratégias que já praticam para desenvolver as diferentes competências cognitivas, afetivas e psicomotoras.
Foi possível perceber que a "árvore" instigou os participantes a enxergarem o panorama de possibilidades de estratégias que podem ainda ser experimentadas em seu dia a dia.
A frase que mais chamou a atenção dos participantes foi:
"Nem sempre a gente entende o que precisa ser feito. É preciso começar o design para educar-se e começar a fazer o que ainda não entede" (Donal Schon)
Introduzir as tecnologias nas práticas docentes é um desafio e uma possibilidade, por isto começar, experimentar e refletir sobre estas práticas enriquece e aprimora o talento docente. Aluno e professor ganham com isto.
Aprende-se a fazer, fazendo e reflete-se sobre o que se faz, enquanto e após o que faz para aperfeiçoar conhecimentos e capacidades.

2 comentários:

  1. Interessante Êrika, meu projeto/PDE é em Tecnologias Educacionais, gostei de ler "Introduzir as tecnologias nas práticas docentes é um desafio e uma possibilidade, por isto começar, experimentar e refletir sobre estas práticas enriquece e aprimora o talento docente. Aluno e professor ganham com isto." me dá incentivo em criar estratégias que motivem os professores a participar. Beijos Nereida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nereida,

      Obrigada por participar e que bom que o texto pode contribuir com seu estudo.
      Interessante é pensar que a nossa geração de professores passa por este momento de adapatação entre a educação tradicional e a inclusão de TICs no dia a dia das aulas com as crianças. É a partir da nossa capacidade de ousar e experimentar que poderemos ser capazes de tratar a aprendizagem utilizando tecnologias, como algo corriqueiro na prática docente.
      Tenho certeza que os novos professores, que já nasceram numa época onde as tecnologias fazem parte do cotidiano, não terão estes desafios de maneira tão intensa quanto nós.
      O século XXI é uma grande oportunidade de aprendizado para todos nós.
      Sucesso em seus estudos.
      Abs,
      Êrica

      Excluir