segunda-feira, 23 de julho de 2012

Congresso Internacional de Trânsito - 2012

Excelente evento, mais de mil pessoas participaram! 
Em Porto Alegre, dos dias 17 a 19, várias cidades do Brasil: Curitiba, Teresina, Belo Horizonte, Palmas, Campo Grande, Porto Alegre, São Paulo, trouxeram suas experiências deste primeiro ano de "Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito" da ONU e OMS.  As cidades mostraram como fizeram suas pesquisas para diagnosticar as principais causas dos acidentes de trânsito e o que têm feito para reduzir acidentes graves e mortes no trânsito.
Durante o evento também conferenciaram representantes da França, Espanha, Argentina, Austrália e posso dizer que o que mais me chamou a atenção foi a maneira como um dos distritos da Austrália vem combatendo há 20 anos os acidentes de trânsito. A estratégia é utilizar campanhas educativas fortes, mostrando o que realmente acontece nos acidentes e o que os causa. O slogan é "Conte a verdade, mostre a realidade". A conferencista foi Janet Dore (CEO da Transport Accidente Commission/Australia). Também aliam às campanhas, a fiscalização e educação para o trânsito.
Pude conhecer muitas pessoas realmente comprometidas com as mudanças no trânsito, preocupadas em realizar um diagnóstico e estatísticas mais eficientes e atacar os problemas de maneira mais pontual. Assim, quem sabe os resultados também se tornam mais eficazes. Muitos estavam lá participando e divulgando seu trabalho de educação para o trânsito, livros publicados, campanhas, etc.
Muito aprendizado e troca de experiências, valeu a pena!



Nenhum comentário:

Postar um comentário