terça-feira, 10 de julho de 2012

Direção e celular: uma combinação perigosa


Dirigir falando ao celular, enviando torpedos ou postando em redes sociais é considerado extremamente perigoso e podem causar acidentes de trânsito, segundo especialistas.

O IBOPE divulgou esta semana uma pesquisa feita em quatro capitais brasileiras, com jovens entre 18 e 24 anos, e constatou que 59% deles postam mensagens enquanto estão dirigindo. O mais interessante é que 80% destes jovens acham isso arriscado. Então o que os faz manter este comportamento de risco?

Na minha opinião há falta de fiscalização e também de conhecimento a respeito dos reais riscos de dirigir e utilizar o celular. Além disso, o Brasil não tem uma cultura de segurança no trânsito e, portanto, falta o incentivo para o desenvolvimento de atitudes preventivas. A carência de informação à população, especialmente aos jovens, vai além de saber a gravidade da infração, pontos na carteira e o quanto isto pode pesar no bolso.

Acreditar que é arriscado é uma coisa, mas conhecer todos os riscos e agir preventivamente é bem outra.

Dirigir utilizando o celular, seja de que maneira for, significa conduzir o veículo com uma venda nos olhos. Segundo o Dr. Dirceu Rodrigues Alves Junior, da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) “se o motorista estiver a 100 km/h ele terá percorrido 100 a 120 m enquanto está digitando, ou seja, de 4 a 5 segundos, às cegas, sem visão nenhuma do que se passa em torno do veículo”.

Vamos entender melhor o que acontece quando dirigimos e usamos o celular ao mesmo tempo. A capacidade de comunicar-se é uma das mais complexas funções do cérebro humano e que ocupa uma grande parte de sua energia, atenção e sentidos.  Ao falar ao celular ou teclar a pessoa direciona sua atenção quase que totalmente para aquela atividade, pois precisa acionar a memória e articular frases, expressões, emoções e imagens em sua mente para poder comunicar o que quer naquele momento.

Sendo assim, tudo o que se refere ao ato de dirigir passa a ficar secundário e automático, como por exemplo, acelerar ou frear, trocar a marcha, manusear o volante. Todas estas ações já estão automatizadas pelo hábito e pela prática. Porém a pessoa não está concentrada no que está ocorrendo na frente, atrás, ao lado do seu veículo, nos retrovisores. Também não percebe que uma moto se aproxima do seu lado, que um pedestre irá cruzar rapidamente em sua frente, ou mesmo que o semáforo já fechou e ela ainda está acelerando o veículo. Não dá tempo de reagir e evitar acidentes porque a reação física (pisar no freio, por exemplo) depende antes de uma decisão mental, o que implica em pensar nas alternativas seguras e escolher a ação correta. Mas se a cabeça está ocupada decidindo o que escrever ou falar no celular, não dá tempo de evitar o acidente. A atenção concentrada está direcionada ao celular e, portanto, todos os riscos do trânsito não estão sendo percebidos pelo condutor.

Sendo assim, deixo a pergunta para você: o que é tão importante que não pode esperar você parar o carro com segurança para então teclar ou responder a uma chamada telefônica? Será que a pessoa do outro lado vai deixar de ser teu amigo se você não responder na hora?

Conversando com algumas pessoas que eram viciadas em dirigir usando o celular, coletei algumas dicas de como evitar este comportamento perigoso:

·         Deixe o celular em algum lugar em que você não possa vê-lo ou ouví-lo, assim você não fica com a consciência pesada de não ter atendido aquela pessoa na hora.

·         Desligue o celular e retorne as ligações e mensagens depois, que mal isto pode fazer? Alguém vai morrer por causa disso?

·         Pare num lugar seguro, realmente seguro e permitido pela sinalização, para retornar ligações e fazer postagens que “não podem esperar”. E não esqueça que para parar é necessário dar o pisca e fazer todos os procedimentos corretos para não prejudicar os outros motoristas.

·         Questione-se a respeito desta urgência em retornar imediatamente os apelos do celular. Não deixe a tecnologia dominar você, pense na sua segurança. Acostume-se a responder às pessoas, no momento certo, que você não atendeu a ligação porque estava dirigindo e ponto final. Seja um multiplicador de atitudes seguras.

Se alguém tiver outras dicas, é só postar aqui no blog.
Aproveito para deixar este vídeo que mostra o que acontece quando se usa o celular para enviar mensagens enquanto dirige!

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário